Definição – O que significa Basicamente Disponível, Estado Soft, Consistência Eventual (BASE)?
Basicamente disponível, estado flexível, consistência eventual (BASE) é uma filosofia de projeto de sistema de dados que valoriza a disponibilidade em vez da consistência das operações. O BASE foi desenvolvido como uma alternativa para a produção de arquiteturas de dados mais escaláveis e acessíveis, oferecendo mais opções para expandir empresas / clientes de TI e simplesmente adquirir mais hardware para expandir as operações de dados.
Definirtec explica Basicamente Disponível, Estado Soft, Consistência Eventual (BASE)
O BASE pode ser explicado em contraste com outra filosofia de design – Atomicidade, Consistência, Isolamento, Durabilidade (ACID). O modelo ACID promove consistência em vez de disponibilidade, enquanto BASE promove disponibilidade em vez de consistência.
Os especialistas observaram que o BASE requer um nível de “falha” ou falta de consistência que faz com que uma operação de dados seja executada com menos eficácia, sem sobrecarregar os usuários. Um exemplo é quando um designer relaxa a consistência de um banco de dados transacional financeiro, permitindo um intervalo de tempo entre uma transação e as atualizações da conta. Permitir que dados atualizados menos constantemente dão aos desenvolvedores a liberdade de criar outras eficiências no sistema geral. Em outras palavras, elementos como consistência e disponibilidade geralmente são vistos como concorrentes de recursos, onde o ajuste de um pode impactar o outro. No BASE, os engenheiros abraçam a ideia de que os dados têm a flexibilidade de ser “eventualmente” atualizados, resolvidos ou consistentes, em vez de resolvidos instantaneamente.