Definição – o que significa o Windows Communication Foundation (WCF)?
O Windows Communication Foundation (WCF) é uma tecnologia para o desenvolvimento de aplicativos baseados na arquitetura orientada a serviços (SOA). O WCF é implementado usando um conjunto de classes colocadas em cima do .NET Common Language Runtime (CLR). Ele aborda o problema de interoperabilidade usando .NET para aplicativos distribuídos.
Colaborações entre empresas têm se tornado cada vez mais comuns, e diferentes organizações de negócios usam diferentes softwares como sua implementação subjacente. Portanto, uma estrutura de comunicação independente de plataforma e linguagem de programação é necessária para facilitar a comunicação.
Definirtec explica o Windows Communication Foundation (WCF)
O WCF é totalmente baseado na estrutura .NET. Ele é implementado principalmente como um conjunto de classes que correspondem ao CLR na estrutura .NET. No entanto, o WCF permite que os desenvolvedores de aplicativos .NET criem aplicativos orientados a serviços. O cliente WCF usa o protocolo SOAP (Simple Object Access Protocol) para se comunicar com o servidor. O cliente e o servidor são independentes do sistema operacional, hardware e plataforma de programação, e a comunicação ocorre em um alto nível de abstração.
O mecanismo de operação do WCF é semelhante aos serviços da Web ASP.NET (WS). Os clientes podem invocar e consumir vários serviços, e um único serviço pode ser consumido por vários clientes. WS-Addressing, WS-Reliable Messaging e WS-Security são algumas das especificações de Web Services implementadas pelo WCF.
As vantagens do WCF incluem:
- O WCF pode ser configurado para funcionar independentemente do SOAP e usar RSS em seu lugar.
- WCF é uma das tecnologias de comunicação mais rápidas e oferece excelente desempenho em comparação com outras especificações da Microsoft.
- Para melhorar a comunicação, a velocidade de transmissão precisa ser otimizada. Isso é obtido pela transmissão de dados XML com codificação binária em vez de texto simples para diminuir a latência.
- O gerenciamento do ciclo de vida do objeto e o gerenciamento de transações distribuídas são aplicáveis em qualquer aplicativo desenvolvido com o WCF.
- O WCF usa especificações WS para fornecer confiabilidade, segurança e gerenciamento de transações.
- As mensagens podem ser enfileiradas usando enfileiramento de persistência. Como resultado, não ocorrem atrasos, mesmo em condições de tráfego intenso.
O WCF foi projetado para se comunicar com outros aplicativos não WCF, além dos vários sucessores e predecessores da tecnologia Microsoft.