Definição – O que significa Trusted Computing Base (TCB)?
Uma base de computação confiável (TCB) refere-se a todos os componentes de hardware, firmware e software de um sistema de computador que se combinam para fornecer ao sistema um ambiente seguro. Ele impõe políticas de segurança para garantir a segurança do sistema e de suas informações. A segurança do sistema é alcançada por métodos de provisionamento, como controle de acesso, solicitação de autorização para acessar recursos específicos, aplicação da autenticação do usuário, proteção do antimalware e backup de dados.
Definirtec explica Trusted Computing Base (TCB)
No seu conjunto, a capacidade e desempenho do TCB baseiam-se na correcção e relevância das técnicas e mecanismos aplicados, na segurança e protecção desses mecanismos para garantir a sua correcção e na introdução adequada dos parâmetros exigidos nas políticas de segurança. Em suma, para manter a sinergia entre os componentes, qualquer hardware ou software só deve fazer parte de um determinado TCB se – e somente se – for projetado para fazer parte dos mecanismos desse TCB.
Os sistemas de computador que não implementam TCB como parte de seu projeto arquitetônico são protegidos apenas por causa de soluções externas. Além disso, o raciocínio por trás da segurança de um sistema de computador depende da compreensão adequada de suas capacidades e limitações. Isso significa que, como um computador com TCB pode fazer tudo o que um computador de arquitetura Von Neumann pode, provavelmente haverá coisas que os usuários farão, intencionalmente ou não, para tornar o sistema menos seguro. Assim, os mecanismos da TCB devem levar em consideração o fator de segurança humana.