Definição – o que significa barramento de memória?
O barramento de memória é um tipo de barramento de computador, geralmente na forma de um conjunto de fios ou condutores que conecta componentes elétricos e permite a transferência de dados e endereços da memória principal para a unidade de processamento central (CPU) ou um controlador de memória. É parte da coleção de ônibus de transporte de um PC que são usados para canalização de dados em alta velocidade e transferência de informações de e para certas partes do sistema. Para reduzir os atrasos, os barramentos de memória recém-projetados são feitos para se conectar diretamente a chips de memória dinâmica de acesso aleatório (DRAM) em vez de passar por controladores diferentes.
Definirtec explica barramento de memória
Um barramento de memória é composto de duas partes: o barramento de dados e o barramento de endereços. O barramento de dados é responsável pela transferência de informações entre a memória e o chipset. Quanto mais largo for um barramento de dados, maior será seu desempenho, pois ele pode permitir que mais dados passem no mesmo período de tempo; isso é chamado de largura de banda de dados.
O barramento de endereço se comunica com o sistema sobre onde informações específicas podem ser localizadas ou armazenadas quando os dados entram ou saem da memória. A velocidade e os atrasos de uma ação realizada em um sistema de computador dependem muito do barramento de endereços, pois é a entidade que localiza a informação. Sua largura representa a quantidade de memória do sistema que um processador pode ler ou gravar.