Definição – o que significa barramento de dados?
Um barramento de dados é um sistema dentro de um computador ou dispositivo, consistindo em um conector ou conjunto de fios, que fornece transporte para os dados. Diferentes tipos de barramentos de dados evoluíram junto com os computadores pessoais e outras peças de hardware.
Definirtec explica o barramento de dados
Em geral, um barramento de dados é amplamente definido. O primeiro padrão para barramento de dados era de 32 bits, enquanto os sistemas de 64 bits mais recentes podem lidar com quantidades muito maiores de dados. Outras larguras de barramento de dados incluem 1 bit, 4 bits, 8 bits e 16 bits.
Um barramento de dados pode transferir dados de e para a memória de um computador, ou para dentro ou para fora da unidade central de processamento (CPU) que atua como o “motor” do dispositivo. Um barramento de dados também pode transferir informações entre dois computadores.
Barramentos de dados mais novos e mais amplos podem lidar com taxas de bits mais altas, e a quantidade de dados que eles podem transferir é conhecida como largura de banda.
A velocidade na qual as informações são trocadas entre os componentes é regulada por um controlador de barramento. As informações provenientes da CPU, por exemplo, sempre viajarão a uma velocidade muito maior do que os dados provenientes de outros componentes.
No entanto, em um computador, tudo deve viajar na mesma velocidade, e os controladores de barramento atendem a esse propósito. Anteriormente, os barramentos de dados de primeira geração não tinham controlador e consistiam em feixes simples de fios que conectavam a memória do computador aos vários dispositivos periféricos.
Um barramento de dados pode operar como um barramento paralelo ou serial dependendo de como os dados são transportados. Um barramento paralelo é usado em conexões mais complexas que devem transportar mais de um bit por vez. Os exemplos comuns incluem conexões PCI (Peripheral Component Interconnect) e SCSI (Small Computer System Interface). Os dados são transportados por vários fios simultaneamente.
Os barramentos seriais usam um único fio para enviar e receber dados entre componentes e geralmente consistem em uma quantidade relativamente pequena de fios, portanto, são um pouco mais simples do que as conexões paralelas. Exemplos comuns de barramento serial incluem conexões de barramento serial universal (USB) e conexão de tecnologia avançada serial (SATA).
Cada computador também contém barramentos de dados internos (ou locais) e barramentos de dados externos. Um barramento de dados local conecta todos os componentes da placa-mãe, enquanto um externo conecta a placa-mãe a todos os outros dispositivos periféricos.
O uso do termo “barramento de dados” em TI é um tanto semelhante ao uso do termo “barramento elétrico” na eletrônica. O barramento eletrônico fornece um meio de transferir a corrente da mesma forma que o barramento de dados fornece uma maneira de transferir dados.
Nos complicados sistemas de computação de hoje, os dados costumam estar em trânsito, passando por várias partes da placa-mãe e estruturas periféricas do computador. Com novos designs de rede, os dados também fluem entre muitas peças diferentes de hardware e um sistema cabeado ou virtual mais amplo. Os barramentos de dados são ferramentas fundamentais para ajudar a facilitar toda a transferência de dados que permite a transmissão de dados sob demanda no consumidor e em outros sistemas.