Definição – o que significa barra de tarefas?
A barra de tarefas é uma barra de ícones móvel e ocultável que é colocada na extremidade da área de trabalho da interface gráfica do usuário (GUI) e serve como uma plataforma de inicialização para aplicativos, bem como um suporte para ícones que indicam programas em execução. A barra de tarefas foi introduzida pela Microsoft no Windows 95 e, desde então, foi adotada por outros sistemas operacionais.
Embora outros ambientes de desktop como o KDE Plasma do Linux e o GNOME tenham suas próprias barras de tarefas, a barra de tarefas mais popular é a dos sistemas operacionais Microsoft Windows.
Definirtec explica a barra de tarefas
A posição padrão da barra de tarefas é na parte inferior da tela; mas pode ser reposicionado nas partes esquerda, direita e superior da área de trabalho. Pode ser bloqueado no lugar, definido para ocultar automaticamente ou mantido em cima de outras janelas. Usando a barra de tarefas, um programa em execução pode ser facilmente atualizado (isto é, utilizável) quando muitos programas estão sendo executados simultaneamente. Os ícones na barra de tarefas que representam aplicativos em execução também servem como botões de alternância que permitem alternar as janelas de aplicativos em execução entre o estado minimizado e o estado maximizado ou redimensionado.
A barra de tarefas do Windows possui quatro seções principais:
- Botão Iniciar (identificado como “Iniciar” e o logotipo do Windows)
- Início rápido (permitindo que os aplicativos sejam iniciados com um único clique)
- Programas em execução (permitindo fácil acesso aos programas em execução)
- Área de Notificação (contém ícones para pequenos programas em execução, como relógio, calendário e controle de volume)
Na barra de tarefas do Windows, programas semelhantes em execução são agrupados quando há muitos para a barra de tarefas acomodar.