Definição – O que significa System Tray (Systray)?
A bandeja do sistema é uma área de notificação na barra de tarefas do sistema operacional. Ele contém ícones que fornecem aos usuários acesso fácil às funções do sistema, como e-mail, impressora, conexões de rede e controle de volume. Os ícones também indicam o status dos processos em execução no computador. Ao passar o mouse, clicar duas vezes ou clicar com o botão direito do mouse em um ícone de notificação, é possível visualizar o status, acessar detalhes e controlar o aplicativo associado. A bandeja do sistema geralmente é compartilhada por todos os aplicativos em execução no computador.
A bandeja do sistema também é conhecida como área de notificação ou área de status no Windows e barra de menus no Mac OS X.
Definirtec explica System Tray (Systray)
A bandeja do sistema está disponível em sistemas operacionais de desktop e móveis, como Windows, Linux, Mac OS, Android e iOS. A localização da bandeja depende do sistema operacional; está no canto inferior direito na maioria das versões do Windows e no canto superior direito no Linux, Mac OS e Android. No entanto, como ela reside na barra de tarefas, a posição pode ser alterada alterando a posição da barra de tarefas.
Os ícones padrão típicos incluem hora, conexões de rede, controle de volume e antivírus. Contudo, a bandeja do sistema é personalizável e outros ícones podem ser adicionados conforme desejado, fazendo uma entrada no registro ou criando e arrastando um ícone de atalho para a bandeja ou a partir das opções do programa.
Um ícone pode ser removido desinstalando o programa associado, desativando a notificação no próprio programa ou parando de carregar na inicialização. No entanto, mesmo quando as notificações estão ocultas, o aplicativo associado continua a ser executado em segundo plano, simplesmente não é mais exibido na barra de tarefas.
As opções de exibição comuns em algumas versões do Windows incluem “Mostrar ícone e notificações”, “Ocultar ícone e notificações” e “Mostrar apenas notificações”. Os ícones podem ser ativados e desativados conforme desejado, com a última opção ocultando-os completamente da bandeja do sistema.
Os comportamentos típicos da bandeja do sistema do Windows incluem o seguinte:
- Clicar duas vezes em um ícone da bandeja do sistema inicia o programa correspondente; uma caixa de diálogo pode aparecer.
- Se passar o mouse sobre um ícone, uma mensagem pop-up sobre o aplicativo e, às vezes, seu status é exibida, como uma conexão de rede e se há ou não acesso à Internet.
- Clicar com o botão direito em um ícone abre um menu com várias opções dependendo do aplicativo, algumas das quais podem incluir abrir, sair, sair, controle de volume e ejetar.