Banda s

Definição – O que significa S Band?

A banda S faz parte da banda do espectro eletromagnético de microondas, que é definida pelos padrões estabelecidos pelo IEEE para ondas de rádio. A faixa de frequência para a banda S é de 2 a 4 GHz, que cruza a fronteira convencional entre UHF e SHF, que é de 3 GHz.

A banda S é usada principalmente para sistemas de radar, como radar de nave de superfície, radar meteorológico e vários satélites de comunicação, como os usados ​​pela NASA para se comunicar com a Estação Espacial Internacional e o Ônibus Espacial.

Definirtec explica S Band

A banda S é uma banda de frequência de radar que usa ondas curtas na faixa de frequência de 2 a 4 GHz. Conforme mencionado, o principal uso dessa banda é para radar e comunicação. É especialmente otimizado para comunicação bidirecional e entrega de conteúdo para pequenos dispositivos, como terminais móveis, terminais veiculares e portáteis, daí seu uso para comunicação por satélite, especialmente em cenários que precisam de clareza e resposta rápida, como os exigidos pela NASA para o Ônibus espacial e a estação espacial internacional.

A banda S é flexível e poderosa, o que a torna uma tecnologia viável para uso em uma ampla gama de aplicações para o público em geral, principalmente para comunicação. A tecnologia pode ser usada para emitir sinais de socorro em situações de acidente e para fornecer dados e status em tempo real para tráfego e condições meteorológicas. Esses serviços podem então ser integrados com tecnologias de navegação que agora são muito comuns em veículos e dispositivos móveis, permitindo que os usuários visualizem dados atualizados em tempo real e informações locais.