Definição – o que significa banda larga através de linha de energia (BPL)?
Banda larga sobre linha de energia (BPL) é a transmissão de dados por meio de fios elétricos existentes usando frequências fora da faixa de energia CA. É necessário um equipamento de rede especial para traduzir os sinais elétricos em dados. Eles podem ser usados como um meio de longo alcance de acesso à Internet, bem como para redes elétricas inteligentes.
Definirtec explica banda larga sobre linha de energia (BPL)
Banda larga sobre linha de energia (BPL) é a transmissão de grandes quantidades de dados por linhas elétricas existentes. Os dados são distribuídos de uma empresa de energia pelas linhas existentes para clientes residenciais e comerciais.
O princípio de operação do BPL é semelhante ao do DSL, embora use linhas de energia em vez de linhas telefônicas. Os dados são transmitidos por frequências fora da faixa de CA típica, onde os dados e o equipamento de energia não interferem entre si, normalmente de 1.8–250 MHz. Dispositivos especiais do tipo modem são plugados em tomadas de parede para enviar e receber dados.
Os provedores de banda larga não precisam instalar cabos de fibra óptica para esse tipo de serviço, portanto, pode ser atraente em áreas onde as telcos não desejam construir redes DSL ou a cabo. O BPL também torna a tecnologia de rede inteligente mais viável, uma vez que as empresas de energia não precisam instalar cabos de rede extras em todos os seus equipamentos.
O alcance do BPL é limitado em comparação com outras formas de banda larga, portanto, não é tão amplamente implantado como cabo ou ADSL.