Definição – O que significa Banda de Rádio Industrial, Científica e Médica (Banda ISM)?
A banda de rádio industrial, científica e médica (banda ISM) refere-se a um grupo de bandas de rádio ou partes do espectro de rádio que são internacionalmente reservadas para o uso de energia de radiofrequência (RF) destinada a requisitos científicos, médicos e industriais, em vez de para comunicações. As bandas ISM são geralmente bandas de frequência abertas, que variam de acordo com as diferentes regiões e autorizações.
A banda ISM de 2.54 GHz é uma banda comumente aceita para operações em todo o mundo. Fornos microondas, telefones sem fio, aparelhos médicos de diatermia, radares militares e aquecedores industriais são apenas alguns dos equipamentos que fazem uso desta banda ISM.
As bandas ISM também são chamadas de bandas não licenciadas.
Definirtec explica banda de rádio industrial, científica e médica (banda ISM)
O uso de equipamentos ISM gera interferência eletromagnética que interrompe as comunicações de rádio que fazem uso da mesma frequência. Portanto, este equipamento estava restrito a faixas de frequência específicas. Geralmente, o equipamento de comunicação que opera nessas bandas deve tolerar a interferência criada pelo equipamento ISM e, portanto, os usuários não têm nenhuma proteção regulamentar do uso do equipamento ISM.
Apesar da real finalidade das bandas ISM, tem havido um rápido crescimento em seu uso em plataformas de comunicação de baixo alcance e baixa potência. Dispositivos Bluetooth, telefones sem fio, redes de computadores Wi-Fi e dispositivos NFC fazem uso de bandas ISM. Em 1985, a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos abriu as bandas ISM para uso em comunicações móveis e LANs sem fio. Em 1997, incorporou bandas suplementares na faixa de 5 GHz, conhecida como Unlicensed National Information Infrastructure (U-NII). As LANs HIPERLAN sem fio da Europa usam as mesmas bandas de 5 GHz conhecidas como Broadband Radio Access Network.