Definição – o que significa banco de dados virtual?
Um banco de dados virtual é um tipo de sistema de gerenciamento de banco de dados que serve como um contêiner para visualizar e consultar de forma transparente vários outros bancos de dados por meio de uma API uniforme que seleciona de várias fontes como se fossem uma única entidade. Esses bancos de dados são conectados por meio de uma rede de computadores e acessados como se fossem de um único banco de dados. O objetivo de um banco de dados virtual é ser capaz de visualizar e acessar dados de forma unificada, sem a necessidade de copiá-los e duplicá-los em vários bancos de dados ou combinar manualmente os resultados de muitas consultas.
Os bancos de dados virtuais também são conhecidos como bancos de dados federados.
Definirtec explica Banco de Dados Virtual
Cada um dos bancos de dados combinados no sistema é totalmente autossustentável e funcional, e pode funcionar por conta própria sem depender de outros bancos de dados existentes. Quando um aplicativo solicita acesso a um banco de dados virtual, o sistema descobre qual dos bancos de dados contém os dados solicitados pelo usuário e repassa a solicitação a esse banco de dados. A parte mais importante e desafiadora de construir um banco de dados virtual é construir um modelo de dados universal, que serve como mapa ou guia para todas as fontes de dados dentro da empresa.
Ao incorporar vários bancos de dados em um contêiner centralizado, um banco de dados virtual oferece muitos benefícios. Uma de suas principais vantagens é que ele serve como uma técnica alternativa de mesclagem para vários bancos de dados, uma tarefa bastante difícil para a maioria dos usuários finais. Ele também pode ajudar os desenvolvedores a evitar a conexão estreita de aplicativos, removendo o fornecedor e o bloqueio de esquema. Os aplicativos só precisam estar conectados ao banco de dados virtual para acessar vários bancos de dados.