Definição – o que significa o banco de dados RDF?
Os bancos de dados Resource Description Framework (RDF) são mecanismos que se padronizam na linguagem de consulta SPARQL. Esses bancos de dados requerem uma linguagem de consulta mais avançada que a SQL, de forma a possibilitar a consulta semântica de dados para aproximar o mundo do conceito de web semântica. SPARQL não é apenas eficiente em consultas semânticas, mas também na interface com os dados. Os bancos de dados RDF podem fazer o processamento de conjuntos e, ao mesmo tempo, o processamento de gráficos.
Definirtec explica o banco de dados RDF
Os bancos de dados RDF funcionam com base no conceito de formulação de afirmações a respeito de recursos, especialmente da web, recursos como expressões sujeito-predicado-objeto. Essas expressões são chamadas de triplas na nomenclatura RDF. O sujeito significa o recurso e o predicado significa traços do recurso e define uma relação entre o objeto e o sujeito.
Os bancos de dados RDF são uma solução NoSQL construída em um modelo de dados simples e uniforme. NoSQL é um modelo de banco de dados vagamente definido, não relacional, de código aberto e escalável horizontalmente. Os bancos de dados RDF oferecem várias vantagens que consistem na portabilidade dos dados, sendo à prova de futuro e não exigindo bloqueio de produto.