Definição – O que significa Banco de Dados Orientado a Objetos (OODB)?
Um banco de dados orientado a objetos é um banco de dados que se inscreve em um modelo com informações representadas por objetos. Os bancos de dados orientados a objetos são uma oferta de nicho no campo do sistema de gerenciamento de banco de dados relacional (RDBMS) e não são tão bem-sucedidos ou tão conhecidos quanto os mecanismos de banco de dados convencionais.
Definirtec explica Banco de Dados Orientado a Objetos (OODB)
Como o nome indica, a principal característica dos bancos de dados orientados a objetos é permitir a definição de objetos, que são diferentes dos objetos de banco de dados normais. Os objetos, em um banco de dados orientado a objetos, fazem referência à capacidade de desenvolver um produto e, a seguir, definem e nomeiam. O objeto pode então ser referenciado, ou chamado mais tarde, como uma unidade, sem ter que entrar em suas complexidades. Isso é muito semelhante aos objetos usados na programação orientada a objetos.
Um paralelo da vida real aos objetos é o motor de um carro. É composto por várias partes: o bloco de cilindros principal, o sistema de escape, coletor de admissão e assim por diante. Cada um deles é um componente autônomo; mas quando usinados e aparafusados em um objeto, eles são agora chamados coletivamente de motor. Da mesma forma, ao programar, é possível definir vários componentes, como uma linha vertical cruzando uma linha horizontal perpendicular enquanto ambas as linhas têm uma medição graduada. Este objeto pode então ser rotulado coletivamente como um gráfico. Ao utilizar a capacidade de plotar componentes, não há necessidade de primeiro definir um gráfico; mas em vez disso, a instância do gráfico criado pode ser chamada.
Exemplos de mecanismos de banco de dados orientados a objetos incluem db4o, Smalltalk e Cache.