Definição – O que significa Oracle Database (Oracle DB)?
O banco de dados Oracle (Oracle DB) é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional (RDBMS) da Oracle Corporation. Desenvolvido originalmente em 1977 por Lawrence Ellison e outros desenvolvedores, o Oracle DB é um dos mecanismos de banco de dados relacionais mais confiáveis e amplamente usados.
O sistema é construído em torno de uma estrutura de banco de dados relacional na qual os objetos de dados podem ser acessados diretamente pelos usuários (ou um front end de aplicativo) por meio de linguagem de consulta estruturada (SQL). Oracle é uma arquitetura de banco de dados relacional totalmente escalonável e é freqüentemente usada por empresas globais, que gerenciam e processam dados em redes locais e amplas. O banco de dados Oracle tem seu próprio componente de rede para permitir a comunicação entre as redes.
Oracle DB também é conhecido como Oracle RDBMS e, às vezes, apenas Oracle.
Definirtec explica o banco de dados Oracle (Oracle DB)
O Oracle DB rivaliza com o SQL Server da Microsoft no mercado de banco de dados corporativo. Existem outras ofertas de banco de dados, mas a maioria delas comanda uma pequena participação de mercado em comparação com o banco de dados Oracle e o SQL Server. Felizmente, as estruturas do banco de dados Oracle e do SQL Server são bastante semelhantes, o que é um benefício ao aprender a administração de banco de dados.
O banco de dados Oracle é executado na maioria das plataformas principais, incluindo Windows, UNIX, Linux e Mac OS. Diferentes versões de software estão disponíveis, com base nos requisitos e orçamento. As edições do banco de dados Oracle são hierarquicamente divididas da seguinte forma:
- Enterprise Edition: oferece todos os recursos, incluindo desempenho e segurança superiores, e é o mais robusto
- Standard Edition: Contém funcionalidade básica para usuários que não requerem o pacote robusto da Enterprise Edition
- Express Edition (XE): A edição leve, gratuita e limitada do Windows e Linux
- Oracle Lite: Para dispositivos móveis
Um recurso importante da Oracle é que sua arquitetura é dividida entre a lógica e a física. Essa estrutura significa que para a computação distribuída em larga escala, também conhecida como computação em grade, a localização dos dados é irrelevante e transparente para o usuário, permitindo uma estrutura física mais modular que pode ser adicionada e alterada sem afetar a atividade do banco de dados, seus dados ou usuários. A partilha de recursos desta forma permite redes de dados muito flexíveis, cuja capacidade pode ser ajustada para mais ou para menos para se adequar à procura, sem degradação do serviço. Ele também permite que um sistema robusto seja desenvolvido, pois não há um ponto único no qual uma falha possa derrubar o banco de dados, já que o esquema em rede dos recursos de armazenamento significa que qualquer falha seria apenas local.