Definição – O que significa Banco de Dados Relacional-Objeto (ORD)?
Um banco de dados objeto-relacional (ORD) é um sistema de gerenciamento de banco de dados (DBMS) composto por um banco de dados relacional (RDBMS) e um banco de dados orientado a objetos (OODBMS). ORD oferece suporte aos componentes básicos de qualquer modelo de banco de dados orientado a objetos em seus esquemas e na linguagem de consulta usada, como objetos, classes e herança.
Um banco de dados objeto-relacional também pode ser conhecido como um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional de objeto (ORDBMS).
Definirtec explica Banco de Dados Relacional de Objeto (ORD)
ORD é considerado o intermediário entre os bancos de dados relacionais e orientados a objetos porque contém aspectos e características de ambos os modelos. No ORD, a abordagem básica é baseada em RDB, uma vez que os dados são armazenados em um banco de dados tradicional e manipulados e acessados por meio de consultas escritas em uma linguagem de consulta como o SQL. No entanto, o ORD também mostra uma característica orientada a objetos, em que o banco de dados é considerado um armazenamento de objetos, geralmente para software que é escrito em uma linguagem de programação orientada a objetos. Aqui, as APIs são usadas para armazenar e acessar os dados como objetos.
Um dos objetivos do ORD é preencher a lacuna entre as técnicas de modelagem de dados conceituais para bancos de dados relacionais e orientados a objetos, como o diagrama de relacionamento entre entidades (ERD) e o mapeamento relacional de objetos (ORM). Ele também visa conectar a divisão entre os bancos de dados relacionais e as técnicas de modelagem orientada a objetos que são normalmente utilizadas em linguagens de programação como Java, C # e C ++.
Os produtos RDBMS tradicionais se concentram na organização eficiente de dados derivados de um conjunto limitado de tipos de dados. Por outro lado, um ORDBMS possui um recurso que permite aos desenvolvedores construir e inovar seus próprios tipos de dados e métodos, que podem ser aplicados ao DBMS. Com isso, ORDBMS pretende permitir que os desenvolvedores aumentem a abstração com que visualizam a área problemática.