Definição – O que significa Intelligent Database?
Um banco de dados inteligente é um banco de dados de texto completo com componentes de inteligência artificial (IA) que interagem com os usuários para garantir que eles recebam todas as informações relevantes. A porção AI é mais frequentemente vista durante pesquisas que fornecem operações intelectuais e representações de conhecimento que geralmente são baseadas nos modelos de rede neural conexionista. Portanto, um banco de dados inteligente é um sistema que gerencia informações, ao invés de simples dados, e os apresenta de uma forma natural e informativa para os usuários. Como resultado, sua capacidade vai muito além da simples manutenção de registros.
Definirtec explica banco de dados inteligente
Os bancos de dados tradicionais oferecem pouca ajuda aos usuários em termos de acesso ao banco de dados em si. Eles podem ser pesquisados por palavras-chave e frases conectadas por operações booleanas como AND, OR e NOT. As interfaces inteligentes de banco de dados, no entanto, são baseadas em cache e são projetadas para acessar com eficiência um ou mais sistemas de gerenciamento de banco de dados (DBMSs), remotos ou não. Como resultado, eles fornecem muitas opções e opções flexíveis para conduzir consultas. Por exemplo, quando um usuário digita uma frase em um computador de busca de biblioteca, o banco de dados inteligente fornece uma lista de resultados que são organizados de acordo com sua relação com a frase. A IA também pode corrigir algumas palavras com erros ortográficos ou erros gramaticais inseridos pelo usuário. Alguns bancos de dados também exibem sinônimos ou antônimos para palavras-chave e frases. Essa técnica de pesquisa é usada no Google desde a infância.
Este conceito pressupõe três níveis de inteligência no sistema: ferramentas de alto nível, uma interface de usuário e um mecanismo de banco de dados. A camada de ferramentas de alto nível, que geralmente usa técnicas de inteligência artificial, gerencia a qualidade dos dados e descobre automaticamente os padrões de dados relevantes com a ajuda de um processo denominado mineração de dados. O nível de interface do usuário usa hipermídia, que organiza de maneira uniforme textos, imagens e dados numéricos. Finalmente, o mecanismo de banco de dados inteligente serve como base para as outras duas camadas, geralmente combinando técnicas de banco de dados relacional (RDBMS) com técnicas orientadas a objetos (OODBMS).