Definição – o que significa Banco de dados colunar?
Um banco de dados colunar é um sistema de gerenciamento de banco de dados (DBMS) que armazena dados em colunas em vez de em linhas, como fazem os DBMSs relacionais. As principais diferenças entre um banco de dados colunar e um banco de dados tradicional orientado por linha estão centradas em desempenho, necessidades de armazenamento e técnicas de modificação de esquema. O objetivo desse tipo de banco de dados é efetivamente ler e gravar dados de e para o armazenamento secundário para poder acelerar o tempo de processamento no retorno de uma consulta.
Um banco de dados colunar também pode ser conhecido como um banco de dados orientado a colunas
Definirtec explica Banco de Dados Colunar
Os dados armazenados aparecem em ordem de registro, o que significa que a entrada na primeira coluna está relacionada à entrada na segunda coluna e outras colunas se a entrada aparecer na mesma linha. Por exemplo, a 100ª entrada na coluna 1 pertence ao mesmo registro que a 100ª entrada na coluna 2. Isso possibilita que dados individuais sejam acessados em colunas como um grupo em vez de acessá-los individualmente e linha por linha. Os dados são armazenados de cima para baixo, e não da esquerda para a direita, como em um RDBMS orientado por linha.
Os bancos de dados colunares são benéficos porque os dados podem ser altamente compactados, o que permite que as operações colunares sejam realizadas em um ritmo rápido. Ele também é auto-indexado e usa menos espaço em disco quando comparado a um RDBMS. No entanto, o processo de carregamento pode demorar, dependendo do tamanho dos dados envolvidos. Também se torna um desafio para o banco de dados se houver cargas incrementais, o que adiciona problemas em termos de desempenho do sistema.