Definição – o que significa balão de memória?
O balão de memória é um recurso de gerenciamento de memória usado na maioria das plataformas de virtualização que permite que um sistema host aumente artificialmente seu pool de memória, aproveitando ou recuperando a memória não usada anteriormente alocada para várias máquinas virtuais.
Isso é conseguido por meio de um driver de balão que é instalado no sistema operacional convidado com o qual o hipervisor se comunica quando precisa recuperar memória por balão.
Definirtec explica o balão de memória
Por meio do balão de memória, um servidor host pode recuperar a memória não utilizada de outras máquinas virtuais menos ocupadas e reatribuí-la àquelas que a exigem mais. Teoricamente, um servidor com 32 GB de memória pode ser capaz de oferecer suporte a uma alocação de capacidade de memória de máquina virtual combinada de 64 GB simplesmente porque todas essas máquinas virtuais não usarão a quantidade máxima de memória que foram atribuídas ao mesmo tempo.
O driver de balão em cada sistema operacional convidado mantém o controle do excesso de memória de cada VM e quando o hipervisor pede uma recuperação de memória por balão, o driver de balão na VM fixa uma quantidade específica de memória para que a VM não possa consumi-la, e então o hipervisor recupera essa memória fixada para realocação. Se houver escassez de memória não utilizada, uma troca de memória pode ser iniciada para preencher a cota do balão. Se isso acontecer muito, haverá muita sobrecarga de E / S entre as várias VMs que estão fazendo troca de memória com o disco e pode afetar negativamente o desempenho geral do sistema virtual.
O benefício óbvio é que um host pode suportar mais VMs, desde que a maioria delas não consuma sua alocação de memória na maior parte do tempo. Mas em um sistema onde a maioria das VMs está ocupada e consome a maior parte da memória alocada, o balão pode causar degradação do desempenho. Isso apenas destaca a importância da capacidade de memória para qualquer sistema de computador.