Backup em fita

Definição – o que significa backup em fita?

O backup em fita é um procedimento tradicional de backup que usa fita magnética ou qualquer cartucho de fita como dispositivo de armazenamento. Enormes quantidades de dados no disco rígido podem ser duplicadas na fita de forma que, no caso de uma falha do disco rígido, os dados podem ser restaurados. Embora os usuários finais já prefiram armazenamento de backup em disco ou online, o backup em fita continua a existir em grandes empresas devido à sua estabilidade de arquivamento.

Definirtec explica Tape Backup

O backup em fita começou na década de 1980, mas foi amplamente abandonado em favor do backup em disco no final da década de 1990 porque os discos são mais rápidos e podem armazenar muito mais dados. Uma unidade de fita usa um tipo de armazenamento de acesso sequencial. Isso significa que grupos de dados armazenados são acessados ​​em uma sequência pré-arranjada e metódica, dificultando a localização seletiva de dados que possam estar no meio do spool da fita. Por ser capaz apenas desse tipo de acesso ao armazenamento, as unidades de fita perdem em termos de tempo de busca quando comparadas às unidades de disco, que utilizam métodos de armazenamento de acesso aleatório. O armazenamento de acesso aleatório acessa os dados em uma posição aleatória em uma sequência, independentemente do tamanho da sequência. Isso o torna mais rápido do que o acesso sequencial.

Para consumidores e usuários finais de pequenas empresas, o backup em fita é uma solução muito pouco prática, mas continua a servir como uma solução de armazenamento ideal para fins de arquivamento e recuperação de desastres para grandes organizações ou empresas como parte de uma solução de rede de área de armazenamento (SAN). Na verdade, a maior parte das informações do mundo é armazenada em fita devido à sua alta confiabilidade. É por isso que os fabricantes de dispositivos de armazenamento continuam a desenvolver e aprimorar a tecnologia de armazenamento em fita, aumentando seu desempenho e capacidade de armazenamento. Alguns exemplos disso incluem a unidade de fita USB Onstream para backup em fita do PC e a Linear Tape-Open (LTO), uma tecnologia de armazenamento de formato aberto para backup em fita empresarial.