Definição – o que significa backup de dados?
O backup de dados é um processo de duplicação de dados para permitir a recuperação do conjunto duplicado após um evento de perda de dados. Hoje, existem muitos tipos de serviços de backup de dados que ajudam empresas e organizações a garantir que os dados estejam seguros e que informações críticas não sejam perdidas em um desastre natural, situação de roubo ou outro tipo de emergência.
Definirtec explica o backup de dados
Nos primórdios dos computadores pessoais (PC), o método comum de backup de dados era baixar dados do disco rígido de um computador em um conjunto de pequenos disquetes, que eram armazenados em contêineres físicos. Desde então, o surgimento de tecnologias de estado sólido, sistemas sem fio e outras inovações levaram a situações em que os gerentes de TI têm a opção de fazer backup de dados remotamente ou baixar grandes quantidades de dados em pequenos dispositivos portáteis. Os serviços em nuvem e as opções relacionadas facilitam o armazenamento remoto de dados, para que os dados fiquem seguros se toda uma instalação ou local for comprometido, enquanto as tecnologias RAID, ou espelho, fornecem opções de backup automatizado.
Além do backup remoto de dados, há novos métodos, como failback e sistemas de failover que alternam automaticamente o destino dos dados quando um destino principal é afetado negativamente de alguma forma. Todas essas novas opções ajudam a fortalecer a segurança dos dados, pois muitas operações comerciais e governamentais dependem cada vez mais de vários tipos de dados armazenados.