Definição – o que significa backup baseado em imagem?
O backup baseado em imagem é a prática de fazer backup de toda uma mídia de armazenamento criando uma “imagem” do disco ou unidade. Esta solução de backup, que é popular em muitos sistemas corporativos, envolve a clonagem de toda a mídia de armazenamento ou uma partição do sistema operacional em vez de fazer backup de arquivos individuais.
Definirtec explica o backup baseado em imagem
O backup baseado em imagem é uma alternativa às soluções de backup baseado em arquivo. À primeira vista, o primeiro pode parecer muito menos eficiente ou redundante devido à necessidade de fazer backup de todos os tipos de itens que podem não ser necessários quando um sistema fica online novamente. Em alguns aspectos, no entanto, o backup baseado em imagem é muito mais eficiente. Os especialistas explicam isso como um problema de “valor no tempo”: uma das principais razões pelas quais as empresas podem escolher o backup baseado em imagem é que, após uma emergência, o sistema pode voltar a ficar online porque todos os dados envolvidos, até o sistema operacional nível, foram protegidos com segurança como uma unidade inteira. Com as soluções baseadas em arquivos, os gerentes de TI podem precisar reconstruir outras partes do sistema para que as operações normais voltem a funcionar – e isso pode levar tempo, tempo valioso para uma empresa.
A praticidade de um backup baseado em imagem depende dos recursos de armazenamento disponíveis. Se a empresa pode se dar ao luxo de usar backups muito maiores e manter todos os dados disponíveis, mesmo que temporariamente, o backup baseado em imagem pode fazer sentido. No entanto, se backups muito maiores causar inchaço excessivo ou consumir muitos recursos do sistema, pode não ser viável.