Definição – O que significa Backend as a Service (BaaS)?
Backend as a service (BaaS) é um modelo de serviço de computação em nuvem que serve como middleware que fornece aos desenvolvedores maneiras de conectar seus aplicativos da Web e móveis a serviços em nuvem por meio de interfaces de programação de aplicativos (API) e kits de desenvolvedores de software (SDK). Comparado a outros modelos de serviço no ambiente de computação em nuvem, o BaaS é bastante novo e há um número limitado de provedores disponíveis.
O back-end como serviço também é conhecido como back-end como serviço móvel (MBaas),
Definirtec explica o back-end como serviço (BaaS)
Os recursos do BaaS incluem armazenamento em nuvem, notificações push, código do servidor, gerenciamento de usuários e arquivos, integração de redes sociais, serviços de localização e gerenciamento de usuários, bem como muitos serviços de back-end. Esses serviços têm suas próprias APIs, permitindo que sejam integrados aos aplicativos com relativa facilidade. Fornecer uma maneira constante de gerenciar dados de back-end significa que os desenvolvedores não precisam desenvolver outro back-end para cada serviço que os aplicativos usam ou acessam. Alguns recursos do BaaS são semelhantes aos de outros modelos de serviço, como SaaS, IaaS e PaaS, mas o BaaS é único por atender especificamente às necessidades de aplicativos da Web e móveis.
Embora o BaaS apresente muitos benefícios, também é importante levar em consideração a construção da interface do usuário (IU), pois ela está em comunicação direta com os usuários finais. O trabalho da IU é conectar o aplicativo a quaisquer APIs de terceiros ou proprietárias conectadas ao back-end. A principal desvantagem dos serviços BaaS é o aprisionamento do fornecedor.