Definição – O que significa Autômato Finito Determinístico (DFA)?
Um autômato finito determinístico é um tipo de algoritmo determinístico baseado em um estado que muda com as entradas. Eles também são conhecidos como máquinas de estados finitos determinísticos ou aceitadores finitos determinísticos.
Eles são diferentes dos modelos probabilísticos e não determinísticos em que uma entrada (X) resulta em uma saída conhecida (Y).
Definirtec explica Autômato Finito Determinístico (DFA)
Os DFAs são úteis em muitos tipos diferentes de aplicativos. Por exemplo, eles têm sido úteis na programação de videogames, por exemplo, criando os movimentos algorítmicos dos personagens do clássico jogo Pac-Man.
Outro uso comum de um DFA é em máquinas de venda automática, onde uma série de estados reage às funções de transição na análise de unidades de dinheiro inseridas na máquina para determinar quando um preço de compra foi atingido.
Embora os modelos determinísticos tenham sido o esteio tradicional da programação, novos modelos probabilísticos e não determinísticos estão emergindo lentamente. A diferença é que os modelos não determinísticos podem escolher entre vários resultados de acordo com as entradas e são capazes de aprender ou evoluir independentemente da instrução de programação explícita.