Definição – O que significa Cloud Automation?
A automação da nuvem é um bloco de construção fundamental para o paradigma da computação em nuvem.
A automação visa tornar todas as atividades relacionadas à computação em nuvem o mais rápido, eficiente e prático possível, por meio do uso de várias ferramentas de automação de software que são instaladas diretamente na plataforma de virtualização ou software e controladas por uma interface intuitiva.
Definirtec explica Cloud Automation
A automação em nuvem visa aliviar a complexidade que acompanha a orquestração da computação em nuvem, que é a implantação de diferentes recursos e módulos em uma computação em nuvem ou ambiente virtualizado.
Isso ocorre principalmente por causa do número de coisas a fazer, como implantar máquinas virtuais individuais e sua configuração, sem mencionar a configuração e implantação de outras infraestruturas virtualizadas, como servidores e clusters de armazenamento e redes virtuais, bem como monitoramento e gerenciamento a saúde de todo o sistema.
As ferramentas de automação que fazem todo esse trabalho para o administrador ajudam a garantir que o sistema esteja funcionando de maneira ideal e que todas as solicitações relacionadas à implantação e alocação de recursos sejam atendidas de forma rápida e eficiente. Com a automação em nuvem, a configuração de uma frota inteira de máquinas virtuais uniformes pode ser feita em apenas algumas etapas simples, em vez de configurar cada uma individualmente.
Esse processo é feito por meio do uso de modelos de máquina virtual ou mesmo clones, enquanto o sistema de automação faz a maior parte da configuração e implantação. O operador simplesmente tem que selecionar algumas opções e marcar algumas caixas e então esperar que tudo termine. O software de automação é vendido por fornecedores terceirizados ou vem como parte da plataforma de virtualização escolhida.