Definição – O que significa Robotic Process Automation (RPA)?
A automação de processos robóticos (RPA) é a prática de automatizar práticas de negócios de rotina com “robôs de software” que executam tarefas automaticamente. Essas tarefas incluem processamento de transações, gerenciamento de TI e assistentes online automatizados. Esses robôs de software podem substituir seres humanos em tarefas comuns. A automação de processos robóticos faz uso intenso de inteligência artificial para treinar esses robôs.
Definirtec explica Robotic Process Automation (RPA)
Embora os robôs tenham sido usados por muito tempo para automatizar o chão de fábrica, os avanços na inteligência artificial possibilitaram que as tarefas de escritório também fossem automatizadas. A automação de processos robóticos usa inteligência artificial para construir robôs de software que automatizam tarefas que antes exigiam intervenção humana, como atendimento ao cliente e gerenciamento de TI.
A principal diferença entre a automação de processos robóticos e os robôs tradicionais é que, com o primeiro, os robôs são treinados, aprendendo suas tarefas, em vez de serem programados. Esses robôs são projetados para serem treinados sem o uso de programação, usando aprendizado de máquina. Os robôs podem liberar trabalhadores humanos para se concentrarem em tarefas mais complicadas ao invés do trabalho de rotina. Eles também podem substituir os fornecedores de terceirização de processos de negócios.