Definição – o que significa automação?
Automação é a criação e aplicação de tecnologias para produzir e entregar bens e serviços com o mínimo de intervenção humana. A implementação de tecnologias, técnicas e processos de automação melhoram a eficiência, confiabilidade e / ou velocidade de muitas tarefas que antes eram realizadas por humanos.
A automação está sendo usada em várias áreas, como manufatura, transporte, serviços públicos, defesa, instalações, operações e, ultimamente, tecnologia da informação.
Definirtec explica automação
Normalmente, a automação é empregada para minimizar o trabalho ou para substituir humanos nas tarefas mais servis ou repetitivas. A automação está presente em praticamente todos os setores e nichos, embora seja mais prevalente em manufatura, serviços públicos, transporte e segurança.
Por exemplo, a maioria das fábricas usa algum processo automatizado na forma de linhas de montagem robóticas. A contribuição humana é necessária apenas para definir os processos e supervisioná-los, enquanto a montagem dos vários componentes é deixada para as máquinas, que convertem automaticamente as matérias-primas em produtos acabados.
No domínio da tecnologia, o impacto da automação está aumentando rapidamente, tanto na camada de software / hardware quanto na camada de máquina. A implementação de novas tecnologias de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML) está atualmente acelerando a evolução desse campo.
No domínio da tecnologia da informação, um script de software pode testar um produto de software e produzir um relatório. Existem também várias ferramentas de software disponíveis no mercado que podem gerar código para um aplicativo. Os usuários precisam apenas configurar a ferramenta e definir o processo.
Inteligência de negócios avançada em aplicativos é outra nova forma de automação de alta qualidade. Em outras indústrias, a automação melhorou muito a produtividade nas últimas décadas, economizando tempo e reduzindo custos.
Da aplicação mais simples à mais complexa, a automação está presente em muitas formas em nosso dia a dia. Exemplos comuns incluem termostatos domésticos que controlam caldeiras, as primeiras centrais telefônicas automáticas, sistemas de navegação eletrônicos ou os algoritmos mais avançados por trás de carros autônomos.
A automação garante que as técnicas sejam utilizadas de forma eficaz na entrega de produtos e serviços. No entanto, inerentemente, faz com que muitos trabalhadores se tornem desnecessários (especialmente os não qualificados) e acabem sendo deslocados.
A automação certamente terá efeitos negativos substanciais sobre o emprego e os salários de todas as ocupações que não requerem treinamento ou habilidades específicas. No entanto, muitos desses funcionários poderiam ser facilmente retreinados em novos empregos, e o impacto dessa tecnologia em nossa sociedade é revolucionário o suficiente para criar novas oportunidades para todos.
De acordo com o Relatório de Desenvolvimento Mundial 2019 do Banco Mundial, os efeitos econômicos positivos em termos de novas indústrias e empregos disponíveis superam os negativos, mas o desemprego tecnológico baseado na automação ainda é um motivo de preocupação.
Apesar dos avanços na automação, alguma intervenção manual é sempre recomendada, mesmo se a ferramenta puder realizar a maioria das tarefas. Profissionais de automação envolvidos na criação, aplicação e monitoramento de tais tecnologias estão em alta demanda.