Definição – o que significa autoprovisionamento?
O autoprovisionamento, comumente conhecido como autosserviço em nuvem, é um recurso entre muitos provedores de serviços em nuvem que permite que seus usuários finais provisionem recursos por si próprios e configurem ou iniciem um serviço ou aplicativo sem a intervenção de pessoal de TI dedicado ou o próprios prestadores de serviços. Isso dá aos usuários maior liberdade para usar os serviços dentro dos limites estabelecidos pelo provedor.
Definirtec explica o autoprovisionamento
Os provedores de nuvem pública podem oferecer autoprovisionamento pela Internet usando aplicativos da Web e outros parceiros terceirizados que o provedor possa ter, embora a maioria dos provedores de nuvem tenha ferramentas de provisionamento internas trabalhando no back-end para fornecer esse serviço. Em situações corporativas, uma empresa pode optar por criar seu próprio portal proprietário em conjunto com o provedor ou simplesmente fornecer especificações para o provedor seguir que outras unidades de negócios podem acessar e usar para provisionar recursos como armazenamento e máquinas virtuais para seu próprio uso.
O autoprovisionamento é ótimo até certo ponto. Ele permite que os usuários de toda a organização sejam autossuficientes e economiza tempo em comparação com o método antigo de requisição, que poderia levar horas dependendo se o pessoal de TI está ocupado com tarefas mais urgentes ou na fila com solicitações semelhantes. No entanto, os usuários que se autoprovisionam também devem aprender a desprovisionar para liberar recursos quando não estiverem mais em uso.