Autenticação, Relatórios e Conformidade de Mensagens Baseadas em Domínios (DMARC)

Autenticação, Relatórios e Conformidade de Mensagens Baseadas no Domínio (DMARC) é um protocolo de autenticação, política e relatórios de e-mail. Ele se baseia nos protocolos amplamente implantados SPF e DKIM, adicionando uma função de relatório que permite que remetentes e receptores melhorem e monitorem a entrega de e-mails.

O DMARC também introduz um elemento de política que permite aos remetentes indicar como eles gostariam que os receptores tratassem as mensagens que falham na validação do DMARC. Por exemplo, um remetente pode especificar que as mensagens que falham na validação do DMARC devem ser rejeitadas, ou colocadas em quarentena.

Os receptores que implementam o DMARC podem fornecer feedback aos remetentes sobre a disposição das mensagens que falham na validação do DMARC. Esse feedback pode ser usado para ajudar os remetentes a melhorar a entrega de seus e-mails e para solucionar problemas. O DMARC pode passar se o DKIM falhar? A resposta simples a esta pergunta é “Não”.

O DMARC é um protocolo de autenticação de e-mail que se baseia nos protocolos SPF e DKIM. Ele permite que os remetentes de e-mail especifiquem como o seu e-mail deve ser tratado se falhar a autenticação.

Se uma mensagem falhar a autenticação DKIM, também falhará a autenticação DMARC. Isto porque o DMARC usa o DKIM para verificar a autenticidade da mensagem.
Portanto, em resumo, se o DKIM falhar, o DMARC também falhará.

Quem é responsável pelo DMARC?

A resposta a esta pergunta depende da infra-estrutura de e-mail da sua organização. Se a sua organização utiliza os seus próprios servidores de e-mail, então a sua equipa de TI é provavelmente responsável pela configuração e manutenção do DMARC. No entanto, se a sua organização usa um provedor de serviços de e-mail de terceiros (ESP), então o ESP pode ser responsável pela configuração e manutenção do DMARC.

Como posso saber se um domínio está usando DMARC?

Existem alguns métodos que você pode usar para verificar se um domínio está usando DMARC.

O primeiro método é verificar o registo DMARC TXT para o domínio. Este registro conterá informações sobre a política DMARC para o domínio.

O segundo método é verificar os registos DNS do domínio. O DMARC utiliza dois registos DNS, SPF e DKIM. Se esses registros estiverem presentes, é provável que o domínio esteja usando DMARC.

O terceiro método é verificar os cabeçalhos de e-mail das mensagens do domínio. O DMARC adiciona informações aos cabeçalhos dos e-mails, portanto, se essas informações estiverem presentes, o domínio está usando DMARC.

O que é DMARC em segurança cibernética?

DMARC, que significa Domain-based Message Authentication, Reporting & Conformance, é uma autenticação de e-mail, política e protocolo de relatórios. Ele se baseia nos protocolos SPF e DKIM existentes e adiciona uma nova camada de segurança para ajudar a proteger os usuários de e-mail contra spam, phishing e outros ataques baseados em e-mail.

O protocolo DMARC funciona verificando se o domínio no cabeçalho de uma mensagem de e-mail corresponde ao domínio registrado com a política DMARC. Se os dois domínios não corresponderem, o e-mail irá falhar a autenticação DMARC e provavelmente será sinalizado como spam.

Além da autenticação, o DMARC também fornece um mecanismo para reportar mensagens de e-mail que falhem a autenticação DMARC. Isso permite aos administradores de e-mail rastrear quais mensagens estão sendo marcadas como spam e tomar medidas para resolver o problema.

O DMARC é um protocolo relativamente novo, mas está rapidamente ganhando adoção entre os principais provedores de e-mail. Em outubro de 2012, o Google anunciou que o Gmail começaria a suportar a autenticação DMARC. Outros grandes provedores, como Yahoo! e Microsoft, devem seguir o exemplo.

O Gmail usa DMARC? Sim, o Gmail usa o DMARC. O DMARC é um protocolo padrão da indústria que ajuda a proteger os usuários de e-mail contra phishing e outros tipos de ataques baseados em e-mail. O Gmail usa DMARC para ajudar a garantir que os e-mails enviados a partir de endereços Gmail sejam devidamente autenticados e entregues.