Definição – o que significa autenticação em camadas?
A autenticação em camadas é uma técnica de gerenciamento de segurança da informação (IS) na qual a identidade de um indivíduo ou sistema é verificada por mais de um processo de autenticação. Ele fornece vários níveis de autenticação, dependendo da transação subjacente, sistema ou ambiente operacional.
Dois tipos de autenticação em camadas são autenticação multifator (MFA) e autenticação de dois fatores.
Definirtec explica a autenticação em camadas
A autenticação em camadas é um processo de gerenciamento de identidade e acesso implementado em um ambiente com alta exposição a riscos e fraudes. É normalmente usado para autenticar indivíduos antes de conceder acesso a um sistema específico e requer duas ou mais provas de identidade para validação. Por exemplo, uma solução de Internet banking baseada em autenticação em camadas requer pelo menos duas credenciais de identidade, como nome de usuário e número de previdência social (SSN).
Da mesma forma, além das credenciais pessoais, a autenticação em camadas também pode transmitir autenticação no nível do dispositivo, como combinar um nome de usuário com o endereço de controle de acesso à mídia (MAC) de um dispositivo.
Uma camada de autenticação também pode ser interdependente. Por exemplo, os usuários não são transferidos para a camada 2 até que tenham se autoautenticado na camada 1.