Definição – o que significa autenticação de voz?
A autenticação de voz é um tipo de autenticação de segurança que depende dos padrões de voz exclusivos de uma pessoa para identificação a fim de obter acesso. Esse tipo de autenticação requer um dispositivo que pode capturar a voz de uma pessoa com muita precisão e um software que pode reconhecer os padrões da voz e compará-la com padrões já reconhecidos.
A autenticação de voz também é conhecida como biometria de voz, ID de voz ou reconhecimento de alto-falante.
Definirtec explica a autenticação de voz
A autenticação de voz não deve ser confundida com o reconhecimento de fala, que consiste em reconhecer o que é dito e não quem está dizendo. A autenticação de voz depende da biometria de voz única de uma pessoa, que é a representação digital ou numérica do som, ritmo e padrão da voz de uma pessoa, que é tão única quanto suas impressões digitais ou padrões de íris.
A voz de uma pessoa é extremamente difícil de forjar em termos de comparação biométrica por causa de sua singularidade inerente, que também se deve à miríade de qualidades únicas medidas da voz, como dialeto, estilo de fala, tom, frequências de formato e magnitudes espectrais. O que isso significa é que, mesmo que a representação de uma voz soe muito semelhante ao ouvido humano, a análise detalhada da impressão de voz feita por um computador mostra grandes diferenças em relação à amostra. Mesmo uma voz gravada profissionalmente tem muitas diferenças de uma amostra falada diretamente devido às distorções adicionais criadas pelo microfone e alto-falante. Portanto, supondo que a qualidade do software biométrico seja boa, ele não registraria gravações de voz, mesmo aquelas de pessoas que, de outra forma, estariam autorizadas a acessar o sistema.