Definição – o que significa autenticação biométrica?
A autenticação biométrica é um processo de verificação da identidade do usuário que envolve informações biológicas ou a varredura ou análise de alguma parte do corpo.
Os métodos de autenticação biométrica são usados para proteger muitos tipos diferentes de sistemas – de sistemas lógicos facilitados por pontos de acesso de hardware a sistemas físicos protegidos por barreiras físicas, como instalações seguras e locais de pesquisa protegidos.
Definirtec explica a autenticação biométrica
Os especialistas em segurança freqüentemente diferenciam a autenticação biométrica de outros tipos de autenticação, como a autenticação baseada em conhecimento, que envolve senhas ou outras informações exclusivas de um usuário específico. Outro tipo de nível amplo é conhecido como “autenticação baseada em propriedade”, em que a autenticação depende de um objeto mantido pelo usuário, como uma chave ou cartão.
A autenticação biométrica é amplamente conhecida como o tipo mais eficaz de autenticação porque é extremamente difícil transferir material biológico ou recursos de um usuário para outro. No entanto, os custos tradicionais de autenticação biométrica tornaram uma opção impossível para muitos projetos. As novas tecnologias estão tornando a autenticação biométrica mais realista e viável para uma variedade de implementações diferentes.
Os tipos mais comuns e em evolução de autenticação biométrica envolvem digitalização facial. As ferramentas de digitalização facial agora têm a capacidade de identificar pessoas e podem ser usadas para diferentes tipos de segurança e autenticação. A autenticação baseada em impressão digital também é comum. Alguns tipos de autenticação biométrica se concentram em recursos específicos, como olhos, enquanto outros usam modelos de varredura corporal mais abrangentes.