Definição – o que significa autenticação?
No contexto dos sistemas de computador, a autenticação é um processo que garante e confirma a identidade de um usuário. A autenticação é um dos cinco pilares da garantia da informação (IA). Os outros quatro são integridade, disponibilidade, confidencialidade e não-repúdio.
Definirtec explica a autenticação
A autenticação começa quando um usuário tenta acessar as informações. Primeiro, o usuário deve provar seus direitos de acesso e identidade. Ao fazer login em um computador, os usuários geralmente inserem nomes de usuário e senhas para fins de autenticação. Essa combinação de login, que deve ser atribuída a cada usuário, autentica o acesso. No entanto, esse tipo de autenticação pode ser contornado por hackers.
A melhor forma de autenticação, a biometria, depende da presença do usuário e da composição biológica (ou seja, retina ou impressões digitais). Essa tecnologia torna mais difícil para os hackers invadirem os sistemas de computador.
O método de autenticação de infraestrutura de chave pública (PKI) usa certificados digitais para provar a identidade de um usuário. Existem também outras ferramentas de autenticação, como cartões-chave e tokens USB. Uma das maiores ameaças à autenticação ocorre com o e-mail, onde a autenticidade costuma ser difícil de verificar. Por exemplo, e-mails inseguros geralmente parecem legítimos.