Definição – o que significa áudio digital?
Áudio digital é uma tecnologia usada para gravar, armazenar, manipular, gerar e reproduzir som usando sinais de áudio codificados em formato digital.
Também se refere à sequência de amostras discretas obtidas de uma forma de onda de áudio analógico. Em vez de uma onda sinusoidal contínua, o áudio digital é composto de pontos discretos que representam aproximadamente a amplitude da forma de onda.
Quanto mais amostras forem coletadas, melhor será a representação e, portanto, impactará a qualidade do áudio digital. A maioria dos dispositivos de multimídia modernos só pode processar áudio digital e, no caso de telefones celulares que requerem entrada de áudio analógico, eles ainda o convertem em digital antes da transmissão.
Definirtec explica áudio digital
Para criar um áudio digital a partir de uma fonte de áudio analógica, dezenas de milhares de amostras são tomadas por segundo para garantir a replicação da forma de onda, com cada amostra representando a intensidade da forma de onda naquele instante.
As amostras são armazenadas na forma binária da mesma forma que qualquer dado digital, independentemente do tipo. As amostras que são mescladas em um único arquivo de dados devem ser formatadas corretamente para que possam ser reproduzidas em um reprodutor digital com o formato de áudio digital mais comum sendo MP3.
Além da frequência de amostragem, outro parâmetro na codificação digital é o número de bits usados na coleta de amostras. O parâmetro de amostragem comum usado são amostras de 16 bits obtidas em um espectro de 44.1 mil ciclos por segundo ou 44.1 Kilo Hertz (kHz). Portanto, o áudio digital com qualidade de CD requer 1.4 milhão de bits de dados por segundo.