ATX é uma especificação do fator de forma da placa-mãe desenvolvida pela Intel em 1995. Foi o sucessor do anterior fator de forma AT, e é o fator de forma da placa-mãe mais comum em uso hoje em dia. Uma placa-mãe ATX geralmente tem mais funcionalidades e capacidades de expansão do que uma placa-mãe AT, e por isso é mais cara. O que é o slot ATX na placa-mãe? ATX é uma especificação da placa-mãe que define as dimensões físicas, tipo de conector de alimentação e posicionamento, e pinout da placa-mãe. É o fator de forma da placa-mãe mais comum em uso hoje em dia.
Como se usa uma fonte de alimentação ATX?
Assumindo que você tenha uma fonte de alimentação ATX padrão de 24 pinos, a primeira coisa que você precisará fazer é conectar o conector de alimentação de 24 pinos à placa-mãe. Este conector fornece energia à placa-mãe e a todos os outros componentes do sistema. Se a sua fonte de alimentação não tiver um conector de 24 pinos, você pode usar um conector de 20 pinos, mas precisará usar um adaptador de 4 pinos para conectá-lo à placa-mãe.
Em seguida, você precisará conectar o conector de 4 pinos ou 8 pinos da CPU à placa-mãe. Este conector fornece energia para a CPU. Se a sua fonte de alimentação não tiver um conector de 4 ou 8 pinos, você pode usar um adaptador de 4 pinos para conectá-lo à placa-mãe.
Depois disso, você precisará conectar a fonte de alimentação à caixa. Isto normalmente é feito com um conector de 4 ou 8 pinos, mas algumas fontes de alimentação têm um conector de 20 pinos.
Finalmente, você precisará conectar a fonte de alimentação à tomada de energia CA. Uma vez tudo conectado, você deverá ser capaz de ligar a fonte de alimentação e o sistema deverá arrancar.
Como é que funciona uma fonte de alimentação ATX?
A fonte de alimentação ATX é o tipo de fonte de alimentação mais comum usado hoje em dia nos computadores. É uma fonte de alimentação de modo comutado que converte a entrada AC em saída DC. A fonte de alimentação ATX é projetada para funcionar com uma variedade de computadores e componentes diferentes, e é muito eficiente.
A fonte de alimentação ATX tem uma série de conectores diferentes que lhe permitem trabalhar com diferentes tipos de computadores. O conector mais comum é o conector de 20 pinos, que é usado para conectar a fonte de alimentação à placa-mãe. O conector de 20 pinos tem duas filas de 10 pinos, e cada fila é usada para carregar uma tensão diferente. A fonte de alimentação ATX também tem um conector de 4 pinos, que é usado para conectar a fonte de alimentação à CPU. O conector de 4 pinos tem duas fileiras de 2 pinos, e cada fileira é usada para carregar uma tensão diferente.
A fonte de alimentação ATX também tem uma série de outros conectores que são usados para conectar a fonte de alimentação a outros componentes do computador. O mais comum é o conector Molex de 4 pinos, que é usado para conectar a fonte de alimentação ao disco rígido. O conector Molex de 4 pinos tem duas filas de 2 pinos, e cada fila é usada para transportar uma tensão diferente. A placa-mãe ATX é boa? Sim, as placas-mãe ATX são boas. São uma escolha popular por muitas razões, incluindo a sua flexibilidade e compatibilidade com uma vasta gama de componentes.
Quais são os 3 tipos de placa-mãe?
Existem três tipos primários de placas-mãe: AT, Baby-AT, e ATX.
O tipo mais antigo é a placa-mãe AT. Ela é grande, medindo 12″ x 13″. A placa-mãe Baby-AT é menor, medindo 8.5″ x 11″. A placa-mãe ATX é o tipo mais comum. É ainda menor, medindo 6,75″ x 9,6″.