Um ator ameaçador é um indivíduo ou grupo que realiza atividades maliciosas contra uma organização ou indivíduo. Essas atividades podem incluir, mas não estão limitadas a, acesso não autorizado, roubo de dados, ataques de negação de serviço e intrusões de rede. Em alguns casos, um ator ameaçador também pode ser responsável por danos físicos ao equipamento ou sabotagem.
Organizações e indivíduos podem ser alvo de ameaças por uma variedade de razões, incluindo ganho político, ideológico ou financeiro. Além disso, alguns atores ameaçadores podem ser alvos de uma organização ou indivíduo simplesmente pelo desafio ou porque não gostam da organização ou indivíduo.
Os atores de ameaças usam uma variedade de ferramentas e técnicas para realizar seus ataques. Algumas dessas ferramentas e técnicas são relativamente simples, enquanto outras são muito mais sofisticadas. Além disso, muitas vezes os atores de ameaças costumam personalizar suas ferramentas e técnicas para melhor se adequar às suas metas e objetivos específicos.
As organizações e indivíduos podem tomar uma variedade de medidas para se protegerem dos agentes de ameaças. Estes passos podem incluir, mas não estão limitados à implementação de fortes controles de segurança, monitoramento de atividades suspeitas e aumento da conscientização sobre as últimas ameaças e ataques. Como são chamados os ciberataqueiros? Os ciberataqueiros podem ser chamados de uma série de coisas diferentes, dependendo de seus motivos e métodos. Alguns termos comuns usados para descrever os ciberataqueiros incluem:
-Hackers: Um hacker é alguém que usa suas habilidades técnicas para obter acesso não autorizado a sistemas ou dados. Os hackers podem fazer isto por uma variedade de razões, incluindo para roubar informação sensível, para causar perturbações, ou simplesmente para explorar sistemas por diversão.
-Crackers: Um cracker é um tipo de hacker especializado em quebrar medidas de segurança, tais como criptografia, para acessar sistemas ou dados. Crackers podem fazer isso por uma variedade de razões, incluindo para roubar informações sensíveis, para causar interrupção, ou simplesmente explorar sistemas por diversão.
-Phishers: Os phishers são atacantes que usam métodos fraudulentos, como e-mails ou sites falsificados, para enganar as vítimas e revelar informações sensíveis, tais como credenciais de login. Phishers podem fazer isso por uma variedade de razões, incluindo para roubar informações sensíveis, para causar perturbações ou simplesmente para explorar sistemas por diversão.
-Spammers: Spammers são atacantes que usam comunicações não solicitadas e muitas vezes indesejadas, como e-mail ou mensagens instantâneas, para divulgar a sua mensagem ou promover o seu produto. Os spammers podem fazer isso por uma variedade de razões, incluindo para roubar informações sensíveis, para causar perturbações ou simplesmente para explorar sistemas para se divertir.
O que são atores na ciber-segurança?
Atores em cibersegurança são entidades que estão envolvidas de alguma forma com cibersegurança, seja como um alvo, uma ameaça ou uma ferramenta. Isto inclui indivíduos, organizações e estados-nação.
Indivíduos podem ser hackers, crackers, garotos de script ou phishers. Eles podem ser motivados pelo dinheiro, ideologia política ou simplesmente pelo desafio.
As organizações podem ser empresas, governos ou organizações sem fins lucrativos. Elas podem estar trabalhando para proteger seus próprios interesses, ou os do público.
Os Estados-nação podem estar envolvidos na ciber-segurança como atacantes, alvos ou ambos. Eles podem ter seus próprios motivos, ou estar trabalhando em nome de outra nação. O que é um ator resgatador? Um ator de resgate é um indivíduo ou grupo malicioso que usa o resgate para extorquir dinheiro das vítimas. Ransomware é um tipo de malware que codifica os arquivos de uma vítima e exige o pagamento de um resgate para descriptografá-los. Os agentes do Ransomware normalmente visam empresas e indivíduos, e muitas vezes exigem o pagamento em moeda criptográfica.
Quais são os 5 tipos de ataques cibernéticos?
Os ataques cibernéticos podem ser classificados amplamente em cinco categorias:
1. Ataques de negação de serviço (DoS):
Os ataques DoS são concebidos para sobrecarregar um sistema ou rede, tornando-o indisponível a utilizadores legítimos. Isto pode ser alcançado inundando o alvo com tráfego, ou explorando vulnerabilidades para travar o sistema.
2. Violações de dados:
As violações de dados ocorrem quando os atacantes têm acesso a informações sensíveis, tais como dados de clientes ou segredos comerciais. Isto pode ser feito através de hacking nos servidores de uma empresa, ou enganando os funcionários na revelação de senhas ou outras informações sensíveis.
3. malware:
Malware é um software malicioso que é usado para danificar ou desactivar computadores. Pode ser difundido através de anexos de e-mail, sites infectados, ou publicidade infectada.
4. Phishing:
Phishing é um tipo de ataque de engenharia social em que os atacantes se apresentam como uma entidade de confiança para enganar as vítimas a revelar informações sensíveis, como senhas ou números de cartão de crédito.
5. injeção SQL:
Ataques de injecção SQL ocorrem quando os atacantes injectam código malicioso numa base de dados. Isto pode ser feito através da entrada do utilizador, como por exemplo num formulário web. O código pode então ser executado pela base de dados, permitindo ao atacante aceder a dados sensíveis ou mesmo assumir o controlo de todo o sistema.
O que é um exemplo de ameaça?
Um exemplo de uma ameaça é um ator malicioso que tenta obter acesso não autorizado a uma rede ou sistema. Isto pode ser feito através de uma variedade de meios, como a exploração de vulnerabilidades, usando táticas de força bruta, ou engenharia social. Se bem-sucedido, o atacante pode então realizar atividades como roubo, destruição ou resgate de dados.