Definição – o que significa atomicidade?
A atomicidade é um recurso dos sistemas de banco de dados que determina onde uma transação deve ser tudo ou nada. Ou seja, a transação deve acontecer totalmente ou não acontecer. Não deve ser concluído parcialmente.
Definirtec explica a atomicidade
A atomicidade faz parte do modelo ACID (Atomicity, Consistency, Isolation, Durability), que é um conjunto de princípios usados para garantir a confiabilidade das transações do banco de dados. A atomicidade é geralmente obtida por mecanismos complexos, como registro ou registro em diário ou por meio de chamadas do sistema operacional.
A definição do que constitui uma transação atômica é decidida por seu contexto ou ambiente em que está sendo implementada. Por exemplo, em um sistema de reserva de linha aérea online, uma reserva pode consistir em 2 ações separadas que juntas formam uma transação – pagar pelo assento e reservar o assento para o cliente que acabou de pagar. A lógica de negócios determina que essas duas, embora ações distintas e separadas, devem ocorrer juntas. Se um acontecer sem o outro, podem ocorrer problemas. Por exemplo, o sistema pode reservar o mesmo assento para dois clientes diferentes.
É essencial que um sistema de banco de dados que afirma oferecer atomicidade seja capaz de fazê-lo mesmo em caso de falha no fornecimento de energia ou no sistema operacional ou aplicativo subjacente que usa o banco de dados.