Definição – O que significam as Atividades de Gerenciamento de Incidentes?
As atividades de gerenciamento de incidentes (IcM) são aquelas relacionadas às tecnologias da informação onde algo ocorre que está fora do escopo normal ou da rotina de um sistema.
As atividades de IcM envolvem trabalhar para restaurar as operações regulares ou resolver um certo tipo de incidente.
Definirtec explica atividades de gerenciamento de incidentes
As atividades de IcM geralmente fazem parte do Gerenciamento de Serviços de TI (ITSM), que é uma disciplina com seus próprios padrões e protocolos, desenvolvidos de acordo com grupos nacionais ou regionais, como a Information Technology Infrastructure Library (ITIL) no Reino Unido.
Em muitos casos, as atividades de IcM são ‘etapas’ de um processo de IcM. Por exemplo, uma das primeiras etapas envolve identificar incidentes e analisá-los para descobrir possíveis soluções. Pode haver etapas relacionadas ao alcance de vários níveis de negócios ou funções de TI.
Em seguida, pode haver investigações do problema ou certos tipos de trabalho forense de dados envolvidos. As etapas finais estarão relacionadas à resolução de um problema e à documentação desse incidente como corrigido ou resolvido.
As etapas específicas nas atividades de gerenciamento de incidentes envolverão um sistema específico que está sendo tratado. Seja um banco de dados, o sistema de comunicação, um data warehouse, um conjunto de recursos de automação de processos de negócios ou qualquer outro tipo de sistema amplamente diverso, a principal semelhança no IcM é que essas atividades são destinadas a restaurar processos a fim de melhorar os resultados de negócios – em outras palavras, os profissionais estão se esforçando ao máximo para colocar as coisas de volta nos trilhos com eficiência para minimizar as interrupções relacionadas aos ativos de TI.