Definição – o que significa ataque interno?
Um ataque interno ocorre quando um indivíduo ou grupo dentro de uma organização tenta interromper as operações ou explorar os ativos organizacionais. Em muitos casos, o invasor emprega uma quantidade significativa de recursos, ferramentas e habilidades para lançar um ataque de computador sofisticado e, potencialmente, remover qualquer evidência desse ataque também.
Funcionários altamente qualificados e insatisfeitos (como administradores de sistema e programadores) ou usuários técnicos que poderiam se beneficiar com a interrupção das operações podem optar por iniciar um ataque interno contra uma empresa por meio de seus sistemas de computador.
Definirtec explica ataque interno
Uma das melhores maneiras de se proteger contra ataques internos é implementar um sistema de detecção de intrusão e configurá-lo para fazer a varredura de ataques externos e internos. Todas as formas de ataques devem ser registradas e os registros devem ser revisados regularmente.
A maioria das medidas de segurança deve estar logicamente conectada ao perímetro da rede, o que protege as redes internas de conexões externas, como a Internet. Embora o perímetro da rede esteja protegido, a parte interna ou confiável da rede tende a ser flexível. Depois que um invasor consegue passar pela camada externa rígida da rede, comprometer um sistema após o outro é geralmente simples.
Seguir alguns princípios de segurança simples – como tarefas de segregação e níveis de acesso entre os funcionários – contribuirá muito para fornecer segurança geral para os ativos da empresa.