Definição – O que significa “Watering Hole Attack”?
Um ataque watering hole é um ataque de malware no qual o invasor observa os sites frequentemente visitados por uma vítima ou um grupo específico e os infecta com malware. Um ataque watering hole tem o potencial de infectar os membros do grupo de vítimas alvo. Embora incomum, um ataque watering hole representa uma ameaça significativa aos sites, pois esses ataques são difíceis de diagnosticar.
Definirtec explica o Ataque Watering Hole
Sites legítimos ou populares de empresas de alto perfil geralmente são o foco de ataques de watering hole. Na maioria dos casos, um invasor se esconde em sites legítimos que são frequentemente visitados por suas presas. As presas visadas são geralmente funcionários de repartições governamentais, grandes organizações ou entidades semelhantes. O invasor então se concentra em infectar esses sites com malware e tornar o alvo mais vulnerável. O invasor examina as vulnerabilidades associadas aos sites e injeta um código de programação malicioso, geralmente em JavaScript ou HTML. O código redireciona os grupos-alvo para um site diferente onde o malware ou malvertisements estão presentes. O malware agora está pronto para infectar as máquinas ao acessar o site comprometido.
A maioria dos usuários fornece, sem saber, as informações de rastreamento durante a navegação. As informações de rastreamento fornecem os padrões de comportamento da web dos grupos de vítimas-alvo. Também fornece indiretamente aos atacantes informações sobre navegação, acesso a serviços em nuvem e políticas de segurança das organizações.
Uma das maneiras de se defender contra ataques de watering hole é educar os usuários sobre esses ataques. Devem ser utilizadas técnicas eficazes de detecção e prevenção. Deve ser realizada uma inspeção regular dos sites em busca de código malicioso.