Definição – O que significa Zero Day Attack?
Ataque de dia zero ou dia zero é o termo usado para descrever a ameaça de uma vulnerabilidade de segurança desconhecida em um software ou aplicativo de computador para o qual o patch não foi lançado ou os desenvolvedores do aplicativo desconheciam ou não tiveram tempo suficiente para abordar .
Como a vulnerabilidade não é conhecida com antecedência, as explorações costumam ocorrer sem o conhecimento dos usuários. Uma falha de dia zero é considerada um componente importante ao projetar um aplicativo para ser eficiente e seguro.
Definirtec explica Zero Day Attack
As principais características dos ataques de dia zero ou dia zero são:
- Os ataques de dia zero geralmente ocorrem entre o momento em que a vulnerabilidade é encontrada e explorada pela primeira vez e o momento em que os desenvolvedores de aplicativos lançam a solução necessária para conter a exploração. Essa linha do tempo geralmente é denominada janela de vulnerabilidade.
- Ataques de dia zero são capazes de devastar uma rede, explorando as vulnerabilidades dos aplicativos envolvidos.
- Eles nem sempre são vírus e podem assumir outras formas de malware, como cavalos de Tróia ou worms.
- Para usuários de computadores domésticos, o ataque de dia zero é extremamente difícil de diagnosticar, pois a natureza do ataque é por meio de uma entidade confiável.
- A atualização do software anti-malware mais recente é freqüentemente recomendada, embora ela só possa fornecer uma segurança mínima contra um ataque de dia zero.
Métodos eficazes de proteção contra ataques de dia zero:
- Diferentes controles de acesso e restrição, incluindo LANs virtuais, firewalls podem fornecer proteção contra ataques de dia zero.
- A autorização de pacote único pode ajudar a fornecer proteção eficaz em uma rede com menos usuários contra ataques de dia zero.
- Restringir privilégios para contas de usuário. Isso pode mitigar o impacto de quaisquer ataques possíveis.