A linguagem assembly é uma linguagem de programação de baixo nível para um computador ou outro dispositivo programável no qual existe uma correspondência muito forte (geralmente um-para-um) entre a linguagem e as instruções de código da máquina da arquitetura. Cada linguagem assembly é específica para uma determinada arquitetura de computador.
Em contraste, a maioria das linguagens de programação de alto nível, como C e FORTRAN, são geralmente portáteis em múltiplas arquiteturas, mas requerem interpretação, compilação ou execução direta por outro programa na arquitetura de destino. A linguagem assembly também pode ser chamada de código simbólico de máquina.
Os melhores programadores de linguagem assembly são frequentemente capazes de escrever código que é menor e mais rápido do que o código escrito em uma linguagem de alto nível. Isto porque o código está mais relacionado com as instruções de máquina subjacentes e porque o programador pode optimizar o código para a arquitectura específica.
Entretanto, a programação em linguagem assembly requer um entendimento muito maior da arquitetura do que é necessário para linguagens de alto nível, e também é muito mais difícil escrever código que é portável em múltiplas arquiteturas. Quais são os tipos em programação? Na programação de computadores, um tipo é uma classificação de dados que diz ao compilador ou intérprete como o programador pretende usar esses dados. A maioria das linguagens de programação permite diferentes tipos de dados, tais como inteiros, números de ponto flutuante, caracteres, strings e valores booleanos.
Algumas linguagens também permitem tipos mais complexos, tais como arrays, registros e objetos. Um sistema de tipos é um conjunto de regras que define como os tipos funcionam em uma linguagem de programação. O sistema de tipos pode detectar erros que de outra forma não seriam detectados, tais como tentar usar uma variável como um número quando ela foi declarada como uma string.
Quais são os diferentes tipos de linguagem assembly?
Existem muitos tipos de linguagem assembly, mas eles podem ser amplamente classificados em duas categorias: linguagens assembly proprietárias, que são específicas para uma determinada marca ou modelo de CPU; e linguagens assembly padrão, que são projetadas para serem usadas com uma gama de CPUs diferentes.
As linguagens de montagem proprietárias são normalmente mais eficientes do que as linguagens de montagem padrão, uma vez que são especificamente adaptadas à arquitetura de uma determinada CPU. No entanto, também são mais difíceis de aprender e usar, já que não são portáteis entre diferentes tipos de CPU.
As linguagens de montagem padrão são mais portáteis, uma vez que podem ser usadas com uma gama de CPUs diferentes. No entanto, não são tão eficientes como as linguagens de montagem proprietárias, uma vez que não são especificamente adaptadas a qualquer CPU.
Quais são os 3 níveis de linguagem de programação?
Geralmente são considerados três níveis de linguagem de programação:
1. código de máquina ou linguagem de montagem
2. linguagens de alto nível
3. linguagens naturais
Código de máquina é a única linguagem que um computador pode entender e executar diretamente. É composto por uma série de números e é muito difícil de ler ou escrever para os humanos. A linguagem assembly é uma linguagem de baixo nível que é ligeiramente mais fácil de ler e escrever para os humanos do que o código de máquina, mas ainda é limitada na sua expressividade.
As línguas de alto nível são muito mais expressivas e fáceis de ler e escrever para os humanos do que as línguas de baixo nível. Elas podem ser usadas para escrever programas que são portáteis através de diferentes tipos de computadores. As línguas naturais são as mais fáceis de ler e escrever para os humanos, mas não são adequadas para escrever programas de computador. Python é uma linguagem de montagem? Python não é uma linguagem assembly. A linguagem assembly é um tipo de linguagem de programação de baixo nível que fornece uma forma mais direta de controlar o hardware de um computador. Python é uma linguagem de programação de alto nível que é mais abstrata e fácil de aprender. Como se chama a linguagem de máquina? Linguagem de máquina, também chamada de código de máquina, é um conjunto de instruções que um computador pode entender e executar. Código de máquina é um código binário, o que significa que é composto por zeros e uns.