Definição – O que significa Abstract Syntax Tree (AST)?
Uma árvore de sintaxe abstrata (AST) é uma forma de representar a sintaxe de uma linguagem de programação como uma estrutura hierárquica semelhante a uma árvore. Essa estrutura é usada para gerar tabelas de símbolos para compiladores e geração posterior de código. A árvore representa todas as construções na linguagem e suas regras subsequentes.
Definirtec explica Abstract Syntax Tree (AST)
Uma árvore de sintaxe abstrata representa todos os elementos sintáticos de uma linguagem de programação, semelhante às árvores de sintaxe que os linguistas usam para linguagens humanas. A árvore enfoca as regras, em vez de elementos como colchetes ou ponto-e-vírgulas que encerram as instruções em alguns idiomas. A árvore é hierárquica, com os elementos das instruções de programação divididos em suas partes. Por exemplo, uma árvore para uma instrução condicional tem regras para variáveis pendentes do operador necessário.
Os ASTs são amplamente usados em compiladores para verificar a precisão do código. Se a árvore gerada contiver erros, o compilador imprimirá uma mensagem de erro. Os ASTs são usados porque algumas construções não podem ser representadas em uma gramática livre de contexto, como a digitação implícita. ASTs são altamente específicos para linguagens de programação, mas a pesquisa está em andamento em árvores de sintaxe universal.