Definição – o que significa Pixel Art?
Pixel art é uma forma de arte digital em que as imagens são criadas e editadas no nível do pixel usando um software de edição gráfica. O que define a arte do pixel é seu estilo visual único, onde pixels individuais servem como os blocos de construção que compõem a imagem. O efeito é um estilo visual muito semelhante ao da arte em mosaico, ponto cruz e outros tipos de técnicas de bordado.
Definirtec explica Pixel Art
Pixel art existe desde o primeiro software de edição de imagem e os primeiros jogos 2D com gráficos surgidos, mas o termo foi publicado pela primeira vez por Robert Flegal e Adele Goldberg da Xerox PARC em 1982, embora o conceito existisse 10 anos antes, como no sistema SuperPaint criado por Richard Shoup em 1972, também na Xerox PARC.
Pixel art, embora ainda não fosse considerada uma arte na época, era uma forma de os desenvolvedores criarem imagens usando gráficos e recursos de computação limitados. As placas gráficas ainda não eram capazes de renderizar mais do que alguns pixels, então os programadores tiveram que trabalhar com cada pixel e garantir que a imagem geral fizesse sentido. Este foi um trabalho meticuloso e difícil devido às restrições mencionadas, mas com o avanço da tecnologia, esta técnica tornou-se obsoleta. No entanto, por causa da nostalgia e da singularidade do estilo visual, esse método de criação de imagens continuou como um estilo de arte digital. Muitos jogos modernos ainda usam pixel art como o tema visual principal, mas eles não estão mais limitados ao número de pixels que podem ser renderizados por uma placa gráfica e exibidos na tela. Pixel art não se limita a jogos e é amplamente popular na comunidade de arte digital.