Definição – o que significa resfriamento de ar?
O resfriamento do ar é um processo de redução da temperatura do ar dissipando o calor. Ele fornece maior fluxo de ar e temperaturas reduzidas com o uso de aletas de resfriamento, ventiladores ou bobinas com aletas que movem o calor para fora de uma caixa, como um gabinete de computador.
A técnica envolve um aumento do fluxo de ar sobre o alvo que precisa ser resfriado ou o aumento da área da superfície do objeto para ajudar a dissipar o calor. Às vezes, ambas as técnicas são usadas.
Definirtec explica refrigeração de ar
Existem várias técnicas usadas que incluem aletas de resfriamento, ventiladores ou bobinas com aletas. Os componentes de muitos eletrônicos produzem grandes quantidades de calor que podem causar danos. Uma unidade de processamento central (CPU) usa um ventilador ou dissipador de calor para dispersar o calor que é preso ou montado na parte superior da CPU. CPUs também adicionam aletas como parte de seu dissipador de calor.
O resfriamento do ar é limitado pela densidade do calor. Tem baixa densidade e não consegue resfriar suficientemente um pequeno componente superaquecido. Como o ar tem massa limitada, ele pode aquecer em áreas confinadas. O resfriamento a ar é ideal com componentes que possuem uma massa maior e uma área de superfície maior.
A densidade de calor pode ser fatal para componentes elétricos. Em um PC, pode causar uma vida útil mais curta, perda de dados, falhas no sistema e, às vezes, danos permanentes.