Definição – o que significa Phased Array?
Um phased array, na teoria da antena, é um array de antenas em que todas as fases de cada sinal que alimenta cada antena são definidas de tal forma que o padrão de radiação efetivo de todo o array é definido na direção desejada e que o sinais que emanam em direção a direções indesejadas são suprimidos. É uma forma de direcionar as ondas de radiação em uma direção desejada.
Um phased array também é conhecido como sistema de antenas faseadas.
Definirtec explica Phased Array
Uma antena phased array tem vários elementos de irradiação, cada um com um deslocador de fase próprio. Os feixes são então formados pelo deslocamento da fase do sinal que é emitido por cada elemento radiante; isso serve como interferência construtiva na direção desejada para as ondas e como interferência destrutiva para direções indesejadas. O feixe principal em uma antena phased array sempre aponta na direção da mudança de fase aumentada.
Devido ao deslocamento de fase e à natureza direcional da aplicação, uma antena de matriz de fase geralmente tem uma superfície plana que pode ser movida, a menos que seja uma antena estacionária, caso em que sempre transmite em uma única direção. Essas antenas costumam ser grandes instalações, algumas delas do tamanho de prédios. Instalações móveis podem ser encontradas em navios de guerra onde a antena phased array é usada para sistemas de radar na detecção e rastreamento de aviões, navios e até mísseis. Essas instalações de radar também são usadas para dirigir um míssil durante a fase intermediária de seu vôo.
As antenas Phased array são usadas na transmissão AM para fornecer mais potência e alcance, e para que elas atendam apenas sua área de licença e não interfiram em outras. A missão da espaçonave Messenger para Mercúrio em 2011 a 2015 foi a primeira missão no espaço profundo a usar uma antena em fase para comunicação. Antenas de matriz de fases também são usadas em pesquisas meteorológicas e rastreamento de tempestades.
vantagens:
- Ele tem a capacidade de fornecer um feixe altamente móvel e ágil sob controle de computador.
- Possui operação multifuncional através da emissão de vários feixes simultaneamente.
- O sistema permanece operacional mesmo com erros e falhas em algumas áreas.