Definição – o que significa arquitetura x86?
A arquitetura x86 é uma série de arquitetura de conjunto de instruções (ISA) para processadores de computador. Desenvolvida pela Intel Corporation, a arquitetura x86 define como um processador manipula e executa diferentes instruções passadas do sistema operacional (SO) e programas de software.
O “x” em x86 denota a versão ISA.
Definirtec explica arquitetura x86
Projetada em 1978, a arquitetura x86 foi uma das primeiras ISAs para computação baseada em microprocessador. Os principais recursos incluem:
- Fornece uma estrutura lógica para executar instruções por meio de um processador
- Permite que programas de software e instruções sejam executados em qualquer processador da família Intel 8086
- Fornece procedimentos para utilizar e gerenciar os componentes de hardware de uma unidade de processamento central (CPU)
A arquitetura x86 trata principalmente de funções programáticas e fornece serviços, como endereçamento de memória, gerenciamento de interrupção de software e hardware, tipo de dados, registros e gerenciamento de entrada / saída (I / O).
Classificada pela quantidade de bits, a arquitetura x86 é implementada em vários microprocessadores, incluindo 8086, 80286, 80386, Core 2, Atom e a série Pentium. Além disso, outros fabricantes de microprocessadores, como AMD e VIA Technologies, adotaram a arquitetura x86.