Definição – O que significa Arquitetura Orientada a Serviços (SOA)?
A arquitetura orientada a serviços (SOA) faz referência a um conjunto de princípios e metodologias aplicados por engenheiros de software para projetar e desenvolver software na forma de serviços interoperáveis. Os serviços são geralmente construídos na forma de componentes que podem ser reutilizados para finalidades diferentes das originalmente planejadas. Por esse motivo, as interfaces são frequentemente definidas de maneira prática, permitindo o uso em vários aplicativos e plataformas múltiplas.
Definirtec explica Arquitetura Orientada a Serviços (SOA)
O principal objetivo da SOA é fornecer agilidade aos negócios, permitindo que eles se adaptem de forma rápida e econômica às mudanças no mercado.
SOA separa funções em componentes bem definidos, que os desenvolvedores de computador tornam acessíveis como serviços em uma rede. Isso torna possível executar SOA em uma variedade de plataformas distribuídas, que podem ser acessadas em várias redes. O compartilhamento de dados entre diferentes aplicativos é o coração dos aplicativos de negócios SOA. Esses aplicativos são projetados para funcionar com APIs, o que resulta na integração de aplicativos e compartilhamento de funcionalidade. Os sistemas localizados na mesma empresa, bem como em diferentes empresas, alcançam a integração dos processos de negócios ao mesmo tempo que aderem a um modelo de processos de negócios padronizado.
O repositório SOA é um banco de dados contendo metadados, ou grandes quantidades de dados, que é interativo e está em constante mudança. Este repositório permite comunicações business-to-business por meio de serviços da web. As medições de teste são validadas nos repositórios SOA e existe suporte para fluxo de trabalho em todos os repositórios. O repositório SOA também inclui esquemas, políticas e processos, que envolvem os princípios e metodologias essenciais para SOA.