Arquitetura nativa da nuvem

Definição – o que significa arquitetura nativa em nuvem?

Arquitetura nativa da nuvem é uma arquitetura ou sistema que foi construído especificamente para funcionar na nuvem. As arquiteturas nativas da nuvem têm o benefício de mais flexibilidade sobre os sistemas legados que foram construídos para rodar em uma infraestrutura de hardware específica e podem ser difíceis de migrar para a nuvem posteriormente.

Definirtec explica a arquitetura nativa da nuvem

A arquitetura nativa da nuvem faz uso da filosofia de nuvem de sistemas distribuídos. Ele não é construído em servidores físicos que residem em um site específico da empresa, porque é implantado na nuvem, e muitas vezes por meio de implementações de várias nuvens, de modo que uma parte do sistema pode estar nos servidores de um fornecedor e outra parte pode estar nos servidores de algum outro fornecedor.

Como resultado, as arquiteturas nativas da nuvem são forçadas a aproveitar as vantagens das tecnologias mais recentes e melhores em sistemas distribuídos. Por exemplo, a virtualização de contêineres foi saudada como uma maravilha de eficiência para sistemas virtualizados. As arquiteturas nativas da nuvem desenvolvem esses recursos em plataformas que podem suportar mais mudanças e gerenciar conjuntos de recursos mais flexíveis ou menos centralizados. De certo modo, as arquiteturas nativas da nuvem que são bem projetadas realmente usam os benefícios de versatilidade e escalabilidade possibilitados pela nuvem, enquanto outras implementações podem não fazer. Tudo isso leva as empresas a considerarem o uso de soluções nativas da nuvem em atualizações de TI.