Definição – O que significa Arquitetura de Harvard?
A arquitetura Harvard é um termo para um sistema de computador que contém duas áreas separadas para comandos ou instruções e dados. Na arquitetura de Harvard, a mídia, o formato e a natureza das duas partes diferentes do sistema podem ser diferentes, pois os dois sistemas são representados por duas estruturas separadas.
Definirtec explica a arquitetura de Harvard
Alguns exemplos de arquiteturas de Harvard envolvem os primeiros sistemas de computador em que a entrada de programação pode estar em uma mídia, por exemplo, cartões perfurados, e os dados armazenados podem estar em outra mídia, por exemplo, em fita. Computadores mais modernos podem ter processos de CPU modernos para ambos os sistemas, mas separá-los em um design de hardware.
A arquitetura Harvard, com sua separação estrita de código e processos de dados, pode ser comparada com uma arquitetura Harvard modificada, que pode combinar alguns recursos de código e sistemas de dados enquanto preserva a separação em outros. Um exemplo é o uso de dois caches, com um espaço de endereço comum. Também pode ser contrastada com uma arquitetura de von Neumann, nomeada em homenagem a John von Neumann, que não se concentra na separação de entrada de dados.