Definição – o que significa Extended Industry Standard Architecture (EISA)?
Extended Industry Standard Architecture (EISA) é uma arquitetura de barramento que estende a Industry Standard Architecture (ISA) de 16 bits para 32 bits. O EISA foi lançado em 1988 pela Gang of Nine – um grupo de fabricantes de PCs.
O EISA foi projetado para competir com a Micro Channel Architecture (MCA) da IBM – um barramento de computador paralelo patenteado de 16 e 32 bits para os computadores PS / 2 da IBM. O EISA estendeu a arquitetura de barramento de tecnologia avançada (AT) e facilitou o compartilhamento de barramento entre várias unidades de processamento central (CPU).
EISA também é conhecido como Extended ISA.
Definirtec explica Extended Industry Standard Architecture (EISA)
O barramento EISA é compatível com barramentos ISA mais antigos com caminhos de dados de 8 ou 16 bits. Dois slots de caminho de dados de 32 bits têm a mesma largura de um slot ISA de 16 bits. No entanto, os slots de barramento EISA são mais profundos do que os slots de 16 bits porque os conectores de borda da placa de circuito de 32 bits têm dedos longos no interior do slot EISA que se conectam aos pinos de 32 bits. A placa de circuito de 16 bits se estende parcialmente aos pinos de 16 bits com uma conexão superficial.
A memória aprimorada de 4 GB ampliou o mercado de barramento de 32 bits da EISA, mas o barramento MCA era mais popular. Embora caro, o EISA se adaptou facilmente às placas de circuito ISA mais antigas. Portanto, o EISA foi usado principalmente para servidores de ponta que exigiam grande largura de banda. Ao contrário do MCA, o EISA aceita a arquitetura de sistema XT mais antiga da IBM e placas de circuito ISA. Os conectores EISA são superconectores de 16 bits para placas de sistema ISA, fornecendo mais sinais e desempenho aprimorado.
A principal diferença entre MCA e EISA é que os barramentos EISA / ISA são compatíveis com versões anteriores. Um PC EISA é compatível com placas de expansão EISA / ISA mais antigas, mas apenas placas de expansão MCA podem ser usadas por um barramento MCA.
O EISA tem acesso direto à memória de 32 bits (DMA), unidade de processamento central (CPU) e dispositivos mestre de barramento. O EISA também melhorou as taxas de transferência de dados (DTR) de até 33 MB, configuração automática, protocolo de transferência síncrona de dados (SDTP) e uma estrutura compatível para barramentos ISA mais antigos com caminhos de dados de 8 ou 16 bits.
A maioria das placas EISA foi projetada para placas de interface de rede (NIC) ou pequenas interfaces de sistema de computador (SCSI). O EISA também pode ser acessado por meio de vários PCs não compatíveis com IBM, como HP 9000, MIPS Magnum, HP Alpha Server e SGI Indigo2.
Eventualmente, os PCs exigiam barramentos mais rápidos para maior desempenho. Placas de expansão mais rápida, como LocalBus ou Video Electronics Standards Association (VESA), foram introduzidas e não havia mais um mercado de placas EISA.